Página Inicial


Apesar de ser o mais jovem departamento do Instituto Superior Técnico, o Departamento de Bioengenharia é constituído por uma equipa experiente, com mais de 25 investigadores seniores oriundos de outros departamentos do IST, que consolida um conjunto diversificado de valências nesta área transversal.

Estamos unidos pelo conhecimento e pela vontade de promover a excelência académica, catalisada pela investigação e por instalações laboratoriais de nível internacional. A nossa visão consiste em colocar estes recursos ao serviço da comunidade, fornecendo educação avançada e a transferência de desenvolvimentos científicos e tecnológicos para o sector produtivo, gerando um crescimento sustentado.

A Bioengenharia está no cerne das Ciências da Vida, fazendo a ponte entre a Biologia, a Engenharia e a Medicina. É nosso objectivo ser uma referência e marcar o ritmo de desenvolvimento nesta excitante e promissora área do conhecimento, tanto em Portugal como internacionalmente.


Anúncios

Vasco D.B. Bonifácio é um dos mais recentes docentes do Departamento de Bioengenharia

23 Julho 2021, 10:06 - Maria da Conceição Gonçalves Venâncio


Vasco D.B. Bonifácio é um dos mais recentes docentes do Departamento de Bioengenharia, dedicando-se a este desafio vindo da investigação no Instituto de Bioengenharia e Biociências do Instituto Superior Técnico. No seu percurso internacional, fez também investigação na Alemanha (Institut für Polymertechnologie), em França (Universidade de Bordéus) e nos Estados Unidos (MIT Koch Institute for Integrative Cancer Research).


Os seus interesses de investigação têm sido nas áreas da Química Sustentável, da Nanomedicina e da Bioenergia, e irá ser integrado na docência nas áreas de Nanotecnologia, Biomateriais e Medicina Regenerativa.

 

Os trabalhos anteriores têm-se focado no design e na síntese sustentável de biodendrímeros de poliureia, área na qual é pioneiro e líder mundial. Estes bionanomateriais têm sido explorados como plataforma para novas terapias no tratamento do cancro e em antibioterapia (trabalho patenteado) e em medicina regenerativa (nova terapia para o tratamento do mieloma múltiplo, trabalho premiado). Mais recentemente tem investigado o design e a performance de células de combustível microbiano, usando dendrímeros, tendo como objetivo a captura e o armazenamento de bioeletricidade em missões espaciais.


"Como docente das disciplinas de Ciência de Biomateriais e Tecnologia de Biomateriais, espero contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais para estabelecer a interface entre a nanotecnologia, os biomateriais e a medicina. A transferência de conhecimentos far-se-á também recorrendo a novas ferramentas pedagógicas envolvendo o ensino assistido por realidade virtual, área em que está envolvido, e em que o IST será certamente pioneiro a nível nacional", declarou Vasco Bonifácio ao assinar o contrato com o Instituto Superior Técnico.

 

Webpage: www.bonifacio.ws


Seja bem-vindo ao Departamento de Bioengenharia.


Todos os Anúncios

Eventos

Dia do Microrganismo

19 Julho 2021, 11:52 - Maria da Conceição Gonçalves Venâncio



Todos os eventos.