Breve Introdução

Objetivos

O Minor em Instrumentação Eletrónica e Sistemas de Aquisição de Dados é uma oferta numa área específica, mas fundamental e transversal em Engenharia, qualquer que seja o Ramo, com o potencial de interessar um candidato a Mestre de qualquer curso de Engenharia do IST . O objetivo principal do Minor é providenciar formação nas áreas da Ciência da Medida, da Instrumentação Eletrónica e da Aquisição e Processamento Básico de Sinais que permitam a um Mestre em qualquer ramo da Engenharia: projetar e implementar dispositivos e sistemas de medição e controlo, de complexidade limitada, necessários ao seu ramo de Engenharia; especificar sistemas de aquisição de dados e redes de instrumentos para aplicações mais exigentes e dialogar com os especialistas capazes de os implementar.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Eletrónica (DEEC)
  • Física de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear (DF)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Pedro Girão Pedro Manuel Brito da Silva Girão
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
psgirao@tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist11546

Condições de Acesso e Seleção

O Minor está pensado e estruturado de modo a poder ser frequentado por qualquer aluno de um Mestrado em Engenharia do IST, não se definindo, por isso, requisitos de admissão. Prevendo-se um número de candidatos à frequência do Minor inferior a 20, não se limita o seu número de vagas.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

O Minor é uma oferta conjunta de docentes da Área Científica de Eletrónica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e da Área Científica de Física dos Plasmas, Lasers e Fusão do Departamento de Física. Esses docentes integram o Grupo de Instrumentação e Medidas do Instituto de Telecomunicações (GIM-IT) e o Instituto de Plasmas e Física Nuclear (IPFN).

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
Pedro Manuel Brito da Silva Girão
psgirao@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.