Breve Introdução

Objetivos

As Ciências Nucleares, pela sua natureza multidisciplinar e transversal, dão uma contribuição importante para um conjunto alargado de conhecimentos e aplicações nos domínios do ambiente, saúde, indústria, exploração do espaço, materiais e património cultural, entre outros.

Uma melhor compreensão dos efeitos físicos e biológicos da radiação tem impacto, por exemplo, no desenho de circuitos eletrónicos de alto desempenho em ambientes de radiação e no planeamento de viagens espaciais. As técnicas nucleares trazem mais-valias na caracterização e modificação de materiais funcionais e na análise de amostras ambientais e do património cultural. Por sua vez, as radiações ionizantes têm um domínio vasto de aplicações, onde se destacam diagnóstico e terapia na medicina, esterilização, tratamento de água e de produtos alimentares, controlo de pragas, indução benéfica de mutações para a agricultura. A radioquímica tem um elevado impacto, por exemplo, no estudo de fenómenos macroscópicos, tal como geocronologia e astrofísica.

O Minor em Ciências Nucleares Aplicadas oferece uma formação complementar em tópicos com reconhecida importância social, económica, industrial e ambiental.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas (DECN)
  • Tecnologias Nucleares e Proteção Radiológica (DECN)

Local onde o Minor será ministrado

Responsável

Katharina Lorenz Katharina Lorenz
Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN)
lorenz@ctn.tecnico.ulisboa.pt
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/homepage/ist25461

Condições de Acesso e Seleção

Dada a importante componente laboratorial das UCs propostas neste Minor, o número máximo de alunos será limitado a 30.

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

O Minor em Ciências Nucleares Aplicadas engloba as duas áreas disciplinares do DECN (Tecnologias Nucleares e Proteção Radiológica (TNPR) e Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas (CQR)) tendo os docentes formação de base diversa (física, química e biologia) e pertencendo a unidades de investigação diferentes (C2TN, IPFN, INESC-MN). Todas as UCs têm uma importante componente de ensino em ambiente laboratorial, usando as infraestruturas existentes no Campus Tecnológico e Nuclear.

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
Katharina Lorenz
lorenz@ctn.tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.