Breve Introdução

Objetivos

O desenvolvimento tecnológico tem permitido, como em nenhuma outra fase da história humana, o conhecimento cada vez mais detalhado de ambientes extremos como o fundo dos oceanos ou as profundezas do sistema solar. Por outro lado, as alterações climáticas, que são particularmente sentidas nas Regiões Polares, têm provocado efeitos nefastos como a diminuição da área do gelo marinho ou a degradação do solo permanentemente gelado (permafrost). Estes dois últimos aspetos têm conduzido a profundas alterações sócio-económicas, particularmente no Ártico com a abertura de novos canais de navegação ou a novos desafios para a engenharia civil resultantes do colapso de infraestruturas. As Regiões Polares, os Oceanos e o Espaço estão na agenda internacional como novas plataformas para o desenvolvimento científico e tecnológico, a exploração de bio- e geo- recursos e, em última análise, poderão potenciar novas clusters de desenvolvimento económico e social. A estratégia deste Minor enquadra-se nos novos desafios que são colocados à comunidade científica e académica no sentido de formar profissionais em todas as áreas das ciências e engenharias relativas à observação, monitorização, recolha e desenvolvimento de plataformas tecnológicas de exploração de ambientes extremos desde o fundo dos oceanos ao sistema solar.

Áreas Científicas envolvidas no Minor

  • Minas e Georrecursos (DECivil)
  • Sistemas, Decisão e Controlo (DEEC)
  • Síntese, Estrutura Molecular e Análise Química (DEQ)

Local onde o Minor será ministrado

Condições de Acesso e Seleção

Não existem requisitos especiais para a frequência deste Minor. É, no entanto, recomendada uma formação base sólida de química, física, matemática e biologia. Os candidatos serão selecionados de acordo cm as avaliações finais nas disciplinas equivalentes às acima mencionadas

Plano de Estudos (18 ECTS)

Parcerias e Colaborações

Programa MIT Portugal, Programa Polar Português, Colégio Polar e de Ambientes Extremos da Universidade de Lisboa, Spin Works.

Informação Adicional

Coordenadores

2021/2022
João Canário
joao.canario@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.