Dissertação

Decision-support methodology to manage the efficiency of ground movements in a critical environment EVALUATED

Em ambientes complexos, como é o caso de um aeroporto, os controladores devem estar continuamente informados sobre as operações que estão a decorrer. Este facto requer a implementação de um mecanismo de controle capaz de dar suporte, em tempo real e de forma e ficiente, à gestão dos movimentos que ocorrem no solo. Hoje em dia, os avanços tecnológicos já permitem a implementação de diferentes níveis de serviços baseados na localização por forma a assegurar a segurança e e ficiência dos movimentos no solo do aeroporto independentemente do fluxo de trânsito, do nível de visibilidade e da complexidade do espaço aeroportuário. No entanto, a maioria dos aeroportos modernos ainda sofrem determinadas inefi ciências operacionais nas situações mais complexas (por exemplo nas horas de ponta e em condições meteorológicas adversas), causadas pela organização inefi ciente dos sistemas e recursos envolvidos, levando por sua vez a uma gestão de ficiente do aeroporto, o que compromete o nível de seguranca exigido. Por forma a resolver este problema, esta tese apresenta uma análise detalhada sobre uma metodologia que implementa os níveis de encaminhamento e guiamento especi ficados no conceito A-SMGCS, de finido pela ICAO e o EUROCONTROL. Esta análise inclui a implementação da metodologia proposta com dados de tráfego do aeroporto de Lisboa, assim como a apresentação de um algoritmo capaz de lidar dinamicamente com os conflitos entre os movimentos e os desvios das rotas que foram atribuídas a cada avião.
A-SMGCS, Serviços baseados na localização, Encaminhamento, Guiamento, Problema do caminho mais curto

novembro 2, 2011, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gabriel César Ferreira Pestana

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar