Dissertação
Intelligent Vehicular Networks EVALUATED
Vários projectos na área das redes veiculares são baseados em redes heterogéneas e novas pilhas de protocolos que torna difícil a sua implementação. Nesta tese proponho uma infraestrutura de uma rede veicular totalmente baseada em IP onde o acesso é suportado por WiFi. Para apoiar a minha proposta, avaliei os tipos de cenários, considerando ambiente urbano e auto-estrada, bem como arquitecturas de rede. Encaminhamento e protocolos de acesso ao meio são assuntos chave e por isso um estudo sobre os trabalhos mais relevantes nas duas áreas era do maior interesse. De acordo com a minha análise, um dos protocolos de encaminhamento é adequado para a minha solução enquanto nenhum dos protocolos de acesso ao meio serve pois é preciso dar maior prioridade aos APs. Por isto eu proponho uma arquitectura de uma rede veicular que usa um protocolo de encaminhamento já existente e uma versão modificada do controlo de acesso ao meio (MAC) 802.11 no qual os pontos de acesso têm maior prioridade. A solução foi implementada no simulador de rede ns-2. Um conjunto de testes usando uma rede de estradas de Manhattan com uma configuração de alta densidade veicular foi realizado considerando tráfego CBR, TCP, uma mistura de CBR e TCP e tráfego de voz. Para validar o desempenho duas métricas principais foram usadas, o rácio de entrega de pacotes do tráfego CBR e o débito das sessões TCP. Os resultados obtidos pelo minha proposta mostram melhor desempenho que o MAC original quando estas duas métricas são consideradas.
julho 28, 2010, 15:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
António Carlos da Cruz Semedo Varela
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado