Disciplina Curricular

Redes Programáveis RProg

Mestrado Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática - METI 2021

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Frequência prévia da UC de Redes de Computadores e Internet; conhecimentos básicos de programação.

Objectivos

Entender os conceitos básicos de redes programáveis, softwarização de redes e virtualização de redes. Aprender os princípios de Redes Definidas por Software, Virtualização de Funções de Rede e Orquestração. Saber aplicar os princípios de softwarização de redes à gestão de redes.   

Programa

- Princípios de Softwarização de Redes; - Tecnologias de virtualização de redes em Linux; - Princípios de SDN: plano de controlo, plano de dados e controlador; - Controladores de SDN; - Protocolos de SDN: OpenFlow; - Introdução à linguagem de programação P4; - Switches por software: Open vSwitch; - Princípios de Virtualização de Funções de Rede (VFR); - Criação de Serviços e Encadeamento de Serviços de Rede; - Arquitecturas NFV: o modelo ETSI; - Gestão e Orquestração de Funções de Rede: Open Source Mano; - Gestão de infraestruturas de NFV.

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC contribui para o desenvolvimento de competências transversais sobretudo de relações intra-pessoais (trabalho de equipa, apresentação oral) e de literacia da informação e dos media (procura, gestão e análise crítica de informação). Pensamento crítico é igualmente indispensável e alavancado na componente de projeto. A percentagem de avaliação associada a estas competências estima-se em cerca de 10%.

Componente Laboratorial

Durante o primeiro terço das aulas de laboratório serão realizados pequenos projectos práticos. Os alunos deverão depois especificar um projeto aplicacional de redes programáveis o qual, depois de discutido com o docente, será implementado na segunda parte da das aulas de laboratório.

Componente de Programação e Computação

Parte dos trabalhos serão realizados numa combinação de linguagens de alto nível para cálculo científico (Matlab, R ou Octave) e de linguagens de programação genéricas (python, java, C), consoante o projeto ou trabalho realizado. Estima-se que a componente de programação tenha um peso de 30% no computo geral dos projetos de laboratório, sendo os restantes 70% preenchidos com o desenho da arquitectura e parametrização/configuração.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução