Disciplina Curricular
Computação Inteligente para a Internet das Coisas CIIC
Mestrado Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática - METI 2021
Contextos
Grupo: METI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização em Ciência de Dados para a Web > Telecomunicações
Período:
Grupo: METI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização em Internet das Coisas > Telecomunicações
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência prévia de UCs de Redes de Computadores e Internet; conhecimentos de programação, preferencialmente Python.
Objectivos
Ensinar as diferentes técnicas associadas à área da Inteligência Computacional (Redes Neuronais; Computação Evolucionária; Inteligência em Enxames; Conjuntos e Sistemas Difusos; Sistemas Híbridos; etc.) tendo como finalidade a sua aplicação na resolução de problemas complexos normalmente encontrados durante o desenvolvimento de sistemas para a Internet das Coisas
Programa
1. Introdução à Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) 2. O que é a “Inteligência Computacional”? 3. Dados na IoT 4. Classes típicas de problemas envolvendo dados na IoT 5. Fundamentos para resolução de problemas envolvendo dados 6. Clustering 7. Introdução às Redes Neuronais (NN) 8. Introdução aos Algoritmos Evolucionários (EA) 9. Introdução à Inteligência Inspirada em Enxames (SI) 10. Introdução aos Conjuntos e Sistemas Difusos 11. Introdução aos Sistemas Híbridos 12. Aplicações de Inteligência Computacional para sistemas da Internet das Coisas
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) nos laboratórios e projecto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
Para além da componente laboratorial, nesta secção também se irá detalhar a componente de projecto, pois as duas componentes estão relacionadas. A componente laboratorial consistirá em resolução de exercícios e em pequenos trabalhos de laboratório visando objectivos de aprendizagem específicos que constituirão a base de desenvolvimento do projecto. A avaliação será feita na aula e terá carácter puramente funcional. Esta componente terá lugar durante as primeiras aulas do trimestre. O projecto irá partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e dos trabalhos iniciais de laboratório, para resolver um problema na área da Internet das Coisas. A avaliação do projecto será feita com base num relatório escrito e na sua defesa oral (incluindo demonstração funcional).
Componente de Programação e Computação
As componentes laboratorial e de projecto consistem em programação.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.