Dissertação

Simulation study over NH3-SCR on a Cu-zeolite catalyst EVALUATED

O objectivo principal deste trabalho consistiu no melhoramento de um modelo cinético de redução catalítica selectiva de NOx com NH3 num catalisador zeolítico com Cobre para aplicações automóveis. O modelo foi testado através de simulação num ambiente de simulação LMS.Imagine.Lab AMESim. Todas as reacções presentes no modelo foram calibradas através de experiencias realizadas num banco de ensaio com gases sintéticos. O modelo testado em modo transiente e estacionário. A cinética da reacção de oxidação de NH3 foi melhorada através da introdução de uma dependência da concentração de NO2. O modelo foi usado para simular a linha de escape num banco de ensaio de motores, e foi adaptado as limitações difusionais presentes. O modelo foi posteriormente aplicado para simular a linha de escape de um veículo num banco de rolos. Para o modelo ser capaz de simular estas condições foi adicionado um módulo que calcula trocas de calor. O modelo mostrou-se capaz de simular as experiências do banco de gases sintéticos em todas as condições operacionais. O modelo previu a conversão na linha de escape do banco de ensaio de motores. Na simulação da linha de escape do veículo o modelo não previu a libertação de NH3 para valores NH3/NOx maiores que 1.5, mas demonstrou um bom ajuste em experiências levadas a cabo em condições reais.
NH3 SCR, zeólito de cobre, modelo cinético global, AMESim

setembro 20, 2012, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jacques Lavy

IFP

ORIENTADOR

Carlos Manuel Faria de Barros Henriques

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Professor Associado