Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Técnico Lisboa  >  Education  >  MEQ

Mestrado Integrado em Engenharia Química

Alameda

Coordinators 2013/2014

Prof. Doutor  Sebastiao Manuel Tavares Silva Alves

Latest announcements

28-11-2011
Corrosion evaluation of Bare and Anodized AZ31 Magnesium Alloy in Physiological Media

28-11-2011
Monitorização de processos em linha de montagem de baterias AGM: soldadura e enchimento

22-11-2011
CO2 adsoption on calcium oxide: an atomic-scale simulation study

Show announcements

Additional Information

Para complementar estas informações os interessados deverão contactar:

Gabinete de Coordenação dos 1º e 2º Ciclos
Telefone: 21 8417635
E-mail: coord.grad@deq.ist.utl.pt

Localização: Piso 0 da Torre de Química

Links

Departamento de Engenharia Química

Objectives

A Engenharia Química é uma engenharia que combina conhecimentos de Química, de Física, de Matemática e de Ciências de Engenharia para investigar, conceber, projectar e operar sistemas de transformação de matérias químicas em produtos finais, através de processos químicos, físicos e biológicos, enquadrados por constrangimentos de natureza económica, social, ética e ambiental. Como actividade profissional encontra-se regulamentada pela Ordem dos Engenheiros, a qual exige um modelo de formação baseado em 10 semestres curriculares de trabalho.

São objectivos centrais do ciclo de estudos Integrado conducente ao grau de Mestre em Engenharia Química, os seguintes:

  • Oferecer uma formação sólida, de espectro largo e actualizada que prepara os estudantes para posições de liderança numa carreira em Engenharia Química ou em áreas afins, dotando-os de capacidade autónoma de aprendizagem, bem como de espírito crítico, flexível e criativo, aptos em suma a adaptar-se num universo tecnológico em acelerado desenvolvimento.
  • Prover a formação académica necessária para a subsequente atribuição do título profissional de Engenheiro, conferido pela Ordem dos Engenheiros.
  • Oferecer uma abordagem inter- e transdisciplinar entre Unidades Curriculares de base de química, física e matemática, as ciências da engenharia, e as engenharias de processo e de produto, a gestão, os materiais e o controlo de poluição.
  • Formar recursos humanos com uma sólida preparação ao nível dos princípios e métodos fundamentais de Engenharia Química e com uma visão clara da integração destes conhecimentos nas suas diversas áreas de aplicação, nomeadamente indústria, ambiente e serviços.
  • Sintetizar a convergência unificadora das diversas Tecnologias actualmente relacionadas com a Química e Engenharia Química e que contribuirá para o desenvolvimento e inovação nos domínios avançados da Engenharia Química.
  • Oferecer um conjunto de "Minors" com o intuito de garantir a formação em áreas chave da intervenção dos Engenheiros Químicos, quer em aplicações tradicionais, quer novas áreas emergentes. Haverá ainda um cuidado em assegurar a ligação destas áreas às novas oportunidades, tanto a nível Nacional como Internacional, como sejam a abertura de novas unidades de indústria química.

Employment

  • Indústria Química e Petroquímica
  • Indústria Farmacêutica
  • Indústria Agro-Alimentar
  • Indústria do Ambiente
  • Indústria Têxtil
  • Consultadoria
  • Comércio e Serviços
  • I&D
  • Ensino

The information contained in this page is the responsibility of the degree coordinator(s).