Plano Curricular

MEQ 2006 desde 2006

O currículo do Mestrado Integrado em Engenharia Química está estruturado no sistemas de créditos devendo os alunos obter um mínimo de 300 ECTS. 

Estes distribuem-se por 51 unidades curriculares (UCs) semestrais a serem leccionados em 10 semestres. 

No final do 3º. ano ( ou o correspondente a 180 ECTS)  o aluno conclui a sua formação básica e nuclear que conduz a um Diploma de Mobilidade em Ciências de Engenharia Química.

No 4º ano inicia uma formação de especialização correspondentes a 120 ECTS tendo :

  • Doze UCs obrigatórias
  • Três UCs Opcionais
  •  Um estágio (10º semestre) para desenvolvimento do trabalho conducente à dissertação de Mestrado. 

As UCs opcionais podem ser escolhias de entre as opções livres ou de um dos seguintes "Minors" : 

  • Ambiente e Energia
  • Engenharia de Processos e Sistemas; 
  • Catálise, Petroquímica e Polímeros; 
  • Engenharia Alimentar
  • Gestão Industrial
  • Materiais e Nanotecnologias. 

O curso é constituído por unidades curriculares agrupadas em diferentes categorias/áreas:

  • ciências básicas (CB) 
  • ciências de engenharia (CE)
  • ciências da especialidade (CES)
  • competências transversais (CT)
  • dissertação de Mestrado (DM) com 30 ECTS.

A área das ciências básicas (CB) constitui-se numa componente de índole marcadamente formativa com o objectivo de obter de forma integrada, e com recurso à matemática, informação quantitativa sobre os sistemas físico-químicos através do estabelecimento e análise de modelos matemáticos representativos da realidade. No currículo básico em matemática abordam-se os temas principais do cálculo diferencial e integral, álgebra linear, análise complexa, equações diferenciais, métodos estatísticos e métodos computacionais. Na formação básica em física são abordados os princípios e leis das interacções fundamentais da natureza, em particular, sobre partículas e campos, mecânica, óptica e electromagnetismo. Uma formação base aprofundada a nível teórico e laboratorial em química, nomeadamente química orgânica, inorgânica,  analítica, e bioquímica.

Neste conjunto de ciências de engenharia (CE) estão representadas as áreas de química orgânica, cinética química, química-física, fenómenos de transferência, termodinâmica química, processos de engenharia, processos de separação e equipamento de operações de equilíbrio e materiais, que devem fornecer ao aluno de Engenharia Química uma aprendizagem horizontal das matérias, sobre as quais possam assentar, subsequentemente, o conhecimento específico das UCs dos diferentes "Minors" de Engenharia Química.

As ciências da especialidade (CES) devem conferir ao aluno de Engenharia Química a confiança e o conhecimento necessários para tratar qualquer problema de Engenharia Química, conceber e projectar novos produtos e serviços associados à sua profissão com uma atitude profissional e responsável.

As competências transversais (CT) vão sendo desenvolvidas ao longo do curso e estão reforçadas através de unidades curriculares de expressão oral e escrita, gestão e empreendedorismo. As disciplinas de "Gestão" e de "Gestão da Produção e das Operações" são disciplinas de ciências sociais de espectro muito largo na área de gestão.

 A disciplina de "Engenharia Química, Biotecnologia e Sociedade" faz uma integração do campo de estudo no panorama mais lato das preocupações sociais, éticas, ambientais e de desenvolvimento económico. Estas preocupações são retomadas mais tarde na formação, de forma mais técnica, com a disciplina de "Engenharia Química Integrada". Finalmente, várias disciplinas de laboratórios durante a formação incluem importantes componentes de apresentações orais, elaboração e discussão de relatórios, e trabalho em grupo.


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.