Dissertação

Structure/ Reactivity study of model and biodiesel soot in DPF regeneration conditions EVALUATED

Este estudo pretendeu avaliar o efeito da concentração de compostos oxigenados e do comprimento das cadeias de carbono, na estrutura e reatividade da fuligem. Estas partículas, obtidas a partir de substitutos de diesel/biodiesel, num queimador de Santoro à pressão atmosférica com uma chama de difusão, foram designadas partículas “modelo”. Uma análise comparativa foi realizada entre amostras “modelo” e fuligem produzida em banco de ensaio, representativa de um motor de veículo pesado. As suas características foram estudadas através de diversas técnicas, como granulometria laser, análise elementar, análise termogravimétrica, espectroscopia Raman e microscopia eletrónica de transmissão. Um maior teor e/ou comprimento de cadeia dos compostos promoveu a formação de menores partículas. O conteúdo em oxigénio e fração orgânica solúvel diminuíram com o aumento da concentração e/ou comprimento de cadeia. Nenhuma diferença significativa foi registada na estrutura grafítica. Oxidações a temperatura programada foram efetuadas para relacionar a composição e estrutura da fuligem com a oxidação. A fuligem obtida com maiores concentrações de compostos oxigenados revelou uma menor reatividade. Durante um estudo catalítico, o impacto da presença de catalisadores MnOx-CeO2 na oxidação das partículas foi analisado. A temperatura para obter 10% de conversão de carbono mostrou modificações consideráveis. A diminuição de temperatura para a fuligem “real” deveu-se provavelmente à oxidação da fração orgânica solúvel. O efeito sinérgico do oxigénio e dióxido de azoto foi avaliado. Finalmente, estudou-se o impacto do contacto fuligem-catalisador. De modo geral, os resultados obtidos revelaram que as partículas “modelo” possuíam uma estrutura e reatividade comparáveis às produzidas em condições reais.
Fuligem modelo, biodiesel, DPF, reatividade de fuligem, regeneração

junho 25, 2018, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Faria de Barros Henriques

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Professor Associado

ORIENTADOR

Patrick da Costa

Sorbonne Universités

Professor Catedratico