Dissertação

Estudo da influência da taxa de injecção no processo de combustão EVALUATED

O processo de combustão in-situ consiste num conjunto de reações que ocorrem pela presença de oxigénio injetado no reservatório. A partir de determinada temperatura o oxigénio e o óleo reagem e ocorre um conjunto de reações químicas com a libertação de energia calorífica, designada por frente de combustão. O calor libertado promove a diminuição da viscosidade do óleo e, consequentemente, aumenta a sua mobilidade. Com o intuito de avaliar a influência da variação da taxa de injeção no processo de combustão e o efeito da transferência de calor da parede do tubo para o meio poroso foram realizados quatro ensaios laboratoriais em tubo de combustão no Laboratório de Métodos Térmicos de Recuperação do Departamento de Engenharia de Petróleo da Unicamp, onde foram utilizadas diferentes taxas de injeção utilizando um óleo pesado de um campo brasileiro (15 °API). Foi observado que pelo o aumento da taxa de injeção a velocidade da frente de combustão também aumenta e que há uma produção antecipada dos fluidos. Por outro lado observou-se que o aumento da taxa de injeção o patamar de vapor apresenta um menor comprimento e uma menor taxa de crescimento, resultado da baixa contribuição da transferência de calor do tubo para a mistura porosa. A condutividade térmica do tubo de combustão é maior que a taxa de transferência de calor pela mistura, pelo que quanto maior a velocidade da frente de combustão menor será a influência da transferência de calor do tubo para a mistura.
Combustão in-situ; tubo de combustão, simulador térmico, transferência de calor

julho 23, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Osvair Vidal Trevisan

Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular

ORIENTADOR

Maria João Correia Colunas Pereira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado