Disciplina Curricular

Detecção Remota DR

Mestrado Bolonha em Engenharia de Petróleos - MEP

Contextos

Grupo: MEP > 2º Ciclo > Opcionais 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir conhecimentos fundamentais para: - manipular dados de detecção remota de variadas características e de distintos corpos planetários. - seleccionar as técnicas mais adequadas em cada etapa de processamento. - identificar e analisar os conteúdos das imagens em aplicações diversas.

Programa

1. Fundamentos. Plataformas e sensores e sua adequação por área de aplicação. 2. Processamento e análise de imagem. Filtragem. Índices espectrais como indicadores de abundância relativa de características da paisagem. Segmentação e identificação de regiões homogéneas da imagem. 3. Veículos aéreos não tripulados. Planeamento de missões e aquisição de imagens. Análise e processamento dos pontos da nuvem 3D. Algoritmos de construção de mosaicos de imagem e modelos de elevação. 4. Aprendizagem automática. Selecção e avaliação de características e amostras de treino. Classificação por objectos. Métricas de avaliação de desempenho. 5. Análise multitemporal de imagens e quantificação de mudanças. Aplicação na avaliação de recursos naturais, gestão da perigosidade e de riscos, dinâmica de ecossistemas e da biodiversidade.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico e inovador: estratégias de resolução problemas em TR (15%) e MP (15%) Competências intrapessoais: tomada de decisão em TR (10%) e MP (10%) Competências interpessoais: comunicação oral em MP (10%), comunicação escrita em TR (15%) e MP (15%), trabalho em equipa em TR (20%) e MP (20%) Literacia da informação e dos media: procura e gestão de informação em TR (5%) e MP (5%)

Componente Laboratorial

Realização de exercícios em LTI. Utlização prática de veículos aéreos não tripulados em saída de campo.

Componente de Programação e Computação

Utilização de software comercial de detecção remota para processar e analisar os conjuntos de dados na resolução dos exercícios e do projecto. Desenvolvimento de pequenas rotinas para resolver tarefas específicas, recorrendo a outras valências de computação e programação (Matlab ou R). Toda esta componente de programação e computação terá um peso de 50%.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre