Dissertação

Brake Caliper Design and Optimisation for a Formula Student Vehicle EVALUATED

Encontrar a melhor solução compatível para cada componente do carro tem sido o objetivo de muitas equipa de formula student, tal como acontece na indústria automobilística. Este trabalho aborda a substituição do travão atual do carro, por uma solução otimizada produzida por fabrico aditivo. O sistema atual foi analisado, resultando num valor de compliance de 10000 Nmm. Foi estabelecido um diâmetro de 25mm para os êmbolos. A interpretação dos resultados da otimização topológica terminou numa solução 12.5% mais leve. Um modelo de transmissão de calor determinou uma temperatura de estabilização do sistema de 480ºC após duas voltas em circuito, tolerável pelo material da pinça e dos discos. O fabrico da pinça foi introduzido com referência às mudanças necessárias que permitam a maquinação das zonas com toleranciamento dimensional. Foi proposta uma solução alternativa, com o suporte de um software de edição de malhas, resultando numa recriação mais precisa do design topológico e 23% mais leve. Estabeleceu-se uma comparação entre os três componentes, focada na rigidez, redução de peso e comparação de custos do ponto de vista da produção. A solução final tem um custo de produção de 550€. Já a solução atual é vendida por 634€.
Travões, Fabrico aditivo, Formula Student, Otimização topológica, Projeto mecânico, Selective Laser Melting

novembro 18, 2019, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Alberto Gonçalves de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Hélder Carriço Rodrigues

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático