Dissertação

Optimizing maintenance decisions in rails – a Markov Decision Process approach EVALUATED

Atualmente, o transporte ferroviário representa um dos mais sustentáveis meios de transporte, garantindo um transporte rápido de passageiros e mercadorias ao longo de pequenas e médias distâncias com uma utilização reduzida de combustíveis fósseis. Esta procura crescente representa um grande desafio para os gestores de infraestruturas ferroviárias numa tentativa de garantir soluções rentáveis do ponto de vista económico sem comprometer a segurança e a fiabilidade das infraestruturas ferroviárias. O objetivo desta dissertação é fornecer um mapa de decisão ótima para apoiar decisões de manutenção no carril. Um Processo de Decisão de Markov (MDP) é usado para calcular uma política ótima que minimize os custos totais ao longo de um horizonte infinito dependendo dos diferentes estados do carril. Um exemplo prático é explorado com a obtenção das Matrizes de Transição de Markov (MTMs) e os respetivos vetores de custo/remuneração. Os estados das MTMs são definidos em termos de largura de carril, altura, milhões de tonelagem bruta acumulada e ocorrência de dano. A política ótima representa um plano de manutenção com base na condição com o objetivo de ajudar os gestores de infraestruturas ferroviárias a tomar a melhor decisão de manutenção de entre um conjunto de três ações possíveis, dependendo do estado do carril. Os resultados obtidos indicam que o perfil UIC60 requer que as ações de manutenção preventiva sejam executadas mais cedo do que no perfil UIC54.
Manutenção ferroviária, manutenção com base na condição, otimização de manutenção, Processo de Decisão de Markov (MDP), desgaste, dano

abril 24, 2020, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Joaquim Pedro de Azevedo Peixoto Braga

IDMEC, Instituto Superior Técnico

Bolseiro, aluno de Doutoramento

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar