Dissertação
Mechanical Study of an Aircraft’s Structural Condition EVALUATED
O objectivo do presente trabalho é a estimação do tempo de vida à fadiga da frota Epsilon TB-30 da Força Aérea Portuguesa, e a instalação de um sistema de aquisição de dados de aceleração e extensometria nos componentes críticos em voo, que servirá no futuro como input para a interface de Structural Health Monitoring PRODDIA. Informação de estudos experimentais anteriores e dos carregamentos na aeronave foi usada num processo de engenharia inversa na construção de um modelo de elementos finitos do componente crítico do avião. Deste modelo, estimaram-se os campos de tensões para hotspots estruturais previamente identificados. O dano acumulado na estrutura foi calculado com base em carregamentos de referência, usando a regra de Miner e critérios de fadiga apropriados. Os factores de intensidade de tensão para as fendas previstas por análises anteriores foram estimados utilizando o método dos elementos finitos, e o mais recente XFEM integrados no software ABAQUS. A propagação de fenda foi depois modelada fazendo uso das leis de Paris, Walker, NASGRO e Forman. Os parâmetros utilizados nas várias equações foram obtidos através de dados experimentais de ensaios anteriores para a liga AA 2024-T3. Por último, o autor sugere uma revisão ao programa de manutenção das aeronaves através do ajuste dos períodos de inspeção definidos pelo fabricante.
junho 19, 2019, 11:4
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Luís Alberto Gonçalves de Sousa
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar