Dissertação

Mechanical Study of an Aircraft’s Structural Condition EVALUATED

O objectivo do presente trabalho é a estimação do tempo de vida à fadiga da frota Epsilon TB-30 da Força Aérea Portuguesa, e a instalação de um sistema de aquisição de dados de aceleração e extensometria nos componentes críticos em voo, que servirá no futuro como input para a interface de Structural Health Monitoring PRODDIA. Informação de estudos experimentais anteriores e dos carregamentos na aeronave foi usada num processo de engenharia inversa na construção de um modelo de elementos finitos do componente crítico do avião. Deste modelo, estimaram-se os campos de tensões para hotspots estruturais previamente identificados. O dano acumulado na estrutura foi calculado com base em carregamentos de referência, usando a regra de Miner e critérios de fadiga apropriados. Os factores de intensidade de tensão para as fendas previstas por análises anteriores foram estimados utilizando o método dos elementos finitos, e o mais recente XFEM integrados no software ABAQUS. A propagação de fenda foi depois modelada fazendo uso das leis de Paris, Walker, NASGRO e Forman. Os parâmetros utilizados nas várias equações foram obtidos através de dados experimentais de ensaios anteriores para a liga AA 2024-T3. Por último, o autor sugere uma revisão ao programa de manutenção das aeronaves através do ajuste dos períodos de inspeção definidos pelo fabricante.
Fadiga, Propagação de Fenda, Structural Health Monitoring, XFEM

junho 19, 2019, 11:4

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Alberto Gonçalves de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar