Dissertação

ESTHER: A Recommendation System for Higher Education Programs EVALUATED

A descoberta automática de informação em dados extraídos de um contexto educativo tem vindo a alargar os seus horizontes, abrindo novas oportunidades para a aplicação dos mesmos. Uma vasta área ainda a explorar é a recomendação de cursos de licenciatura a estudantes do ensino secundário. Contudo, os sistemas tradicionais de recomendação, baseados em filtragem colaborativa, exigem a existência de um grande número de itens e utilizadores, que neste contexto são poucos para garantir níveis razoáveis de desempenho. Nesta dissertação, propomos uma abordagem híbrida, combinando uma filtragem colaborativa e uma estratégia baseada em conteúdo numa arquitetura centrada em cursos e estudantes. Ao prever as suas notas, o nosso sistema recomenda cursos aos candidatos, garantindo-lhes um elevado sucesso académico no Técnico. Ao aplicar técnicas de língua natural, podemos caracterizar os cursos e afinar o processo de recomendação, identificando as semelhanças entre os mesmos.
Sistemas de Recomendação, Mineração de Dados Educacionais, Recomendação de Cursos, Filtragem Colaborativa

setembro 16, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Claudia Martins Antunes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado