Dissertação

A serious game for cognitive disabilities EVALUATED

Hoje em dia, os jogos começam a ser aceites não apenas como meio de entretenimento, mas também como ferramentas de aprendizagem, sendo utilizados no contexto escolar e de formação profissional. Em relação às pessoas com deficiências cognitivas, os jogos desenvolvidos para esta população estão maioritariamente focados em competências do dia-a-dia, deixando de parte as competências relacionadas com o trabalho. Treinar adultos com deficiências cognitivas é visto como um grande desafio para as empresas, que enfrentam uma quebra na produtividade ao empregar estes adultos, especialmente enquanto estiverem em formação. No presente trabalho foi desenvolvido um jogo sério para adultos com deficiências cognitivas, como uma ferramenta para ensinar competências de trabalho, mitigando a quebra de produtividade referida. No jogo são abordadas tarefas requeridas a um empregado que trabalhe num supermercado, dado que esta é a situação mais comum entre os adultos com deficiências cognitivas. O jogo desenvolvido foi desenhado de acordo com literatura recente na área de jogos sérios e validada por psicologistas, gestores de supermercados e um empregado de supermercado. Finalmente, realizámos algumas sessões de testes com jogadores e utilizámos um modelo de jogabilidade para avaliar o jogo. Dessas sessões concluímos que a maioria das pessoas conseguiu jogar o jogo, embora a experiência de jogador não tenha sido máxima. Concluímos também que, para obter melhores resultados em relação aos jogos sérios para deficiências cognitivas ainda há um longo caminho a percorrer, sendo necessário definir conceitos e modelos de avaliação padrão para garantir a experiência de jogador e resultados de aprendizagem adequados.
Deficiências cognitivas, jogos sérios, capacidades para o emprego, adultos com deficiência, supermercado

junho 3, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado