Dissertação

paSSPORT Suggestion System for Players basen On peRsonaliTy EVALUATED

À medida que a indústria de vídeo jogos cresce, a concorrência tornou-se uma realidade para a maioria dos criadores e publicadores de jogos. Novas formas de atrair o jogador e melhorar a sua experiência de jogo estão a ser pesquisadas e desenvolvidas, sendo uma delas a adaptação de conteúdos de jogo durante o próprio jogo. Esta adaptação é muitas vezes baseada em comportamentos ou na personalidade do jogador. Neste trabalho, foi nosso objetivo melhorar a experiência de jogo para os jogadores, ajudando-os a tomar decisões dentro do jogo. Para tornar isto possível, foi criado um jogo com um companheiro que teria a função de ajudar o jogador sempre que este pedisse. Estes concelhos seriam baseados na personalidade do jogador usando a dimensão Conscientiousness e as suas facetas correspondentes do Five Factor Model. Após a avaliação da nossa solução, não se pode concluir que esta abordagem seria a melhor para todo o espectro da dimensão Conscientiousness. A maioria dos sujeitos avaliados não pediu nenhuma recomendação ao companheiro. No entanto, para os que pediram obtivemos resultados positivos para pessoas com baixa pontuação nesta dimensão.
Modelos de Jogador, Jogos, Modelos de Personalidade, Jogos Adaptativos.

Novembro 10, 2014, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar