Dissertação

"CASTLES: influence of Complexity on the plAyer experience. a Study Towards ameLiorating emergent Storytelling" EVALUATED

Ao longo dos anos, criadores de videojogos têm tentado criar sistemas de narrativa onde o jogador tenha a liberdade de poder mudar o mundo, de ter agencia, e de se deparar com as consequências das suas escolhas. Estes sistemas tomaram uma variedade de formas e uma variedade de soluções foram adoptadas. Independentemente da solução escolhida, o factor decisivo para que estes sistemas tenham, ou não, sucesso é no quão envolvido eles conseguem que o jogador se sinta com o mundo do jogo e com as suas historias no mesmo. Este trabalho aborda a relação entre mecânicas de jogo complexas e a experiencia de jogo sentida por um jogador, ao interagir com um sistema de narrativa emergente, num ambiente \textit{singleplayer}. Neste documento começamos por descrever os testes por nós feitos com o intuito de explorar uma possivel relação entre estes aspectos e também os sistemas que implementámos de modo aos testes serem possiveis. Para alcançar os nossos objectivos com este estudo, descrevemos igualmente as componentes da experiência de jogo que desejamos analisar, como o Interesse, a Competência, a Agencia, o Esforço e a Tensão, e também os cenários de teste desenhados para os explorar, baseando-nos no jogo \textit{Crusader Kings 2}, como ponto de partida. De seguida, descrevemos extensivamente a nossa metodologia de teste, como também as analises estatisticas realizadas com os dados obtidos e como apenas encontrámos diferenças significativas na dimensão da competência. Finalmente, comentamos sobre os resultados extraidos e apresentamos sugestões para trabalhos futuros nesta área.
Historias Interactivas, Narrativa Emergente, Experiência de jogo, Complexidade

Novembro 10, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar