Dissertação

SocialVis: Aumentar o Conhecimento da Rede Social através de Visualização de Informação EVALUATED

Com a popularidade dos Sites de Redes Sociais (SRS) como o Facebook, estão a ser geradas grandes quantidades de informação pessoal. No entanto, essa informação encontra-se fragmentada por diferentes conceitos (posts, chats, comentários, etc). Esta informação dispersa dificulta os utilizadores a terem uma perspectiva agregada das suas redes sociais. Embora exista trabalho relacionado que usa técnicas de visualização para oferecer factos mais interessantes aos utilizadores acerca das suas redes sociais, nenhum deles tem uma abordagem multidimensional: (1) as visualizações focam-se na rede em si e não são centradas no utilizador; (2) cada trabalho relacionado apenas se foca num conjunto particularmente reduzido de dimensões acerca da rede social. Esta tese argumenta que um conjunto de visualizações multidimensionais e centradas no utilizador melhoram significativamente o conhecimento que este tem acerca da sua rede social. Essas visualizações foram propostas e implementadas neste trabalho, originando um protótipo chamado SocialVis. Este protótipo fornece quatro vistas principais: (1) visão global da rede; (2) grupos partilhados; (3) likes partilhados; (4) interacções. Todas as vistas abordam diferentes dimensões da rede. Estas vistas estão também interligadas entre si, podendo reagir a filtros que o utilizador activa quando interage com as mesmas. Testes preliminares, testes de usabilidade e casos de estudo mostram que o SocialVis permite que os utilizadores consigam responder a questões complexas sobre a suas redes sociais, que seriam impossíveis ao usar apenas o Facebook.
Sites de Redes Sociais, Visualizações, Facebook, Centradas no Utilizador, Informação Pessoal

Novembro 4, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar