Dissertação

Gamification Outside Physical Borders EVALUATED

A motivação para este trabalho veio da crença que a nossa civilização está cada vez mais ligada ao mundo virtual, e que utilizadores usam cada vez mais ferramentas de comunicacão virtuais de forma a poderem comunicar, sem necessidade dessa comunicacão ser feita presencialmente. Isto leva a um ambiente mais isolado, onde pessoas só saem de casa quando estritamente necessárrio (ir às compras ou ao trabalho, entre outros). Ao ver os efeitos positivos presentes em jogos, e usá-los em contextos que não envolvam jogos, foi criado o conceito de joguificação, que já é utilizado e investigado com várias abordagens. Contudo, não existe investigação feita com o âmbito de motivar os utilizadores a sair de casa. Para este propósito, abordámos este tópico e desenvolvemos GeoChest como uma possível solução. GeoChest combina Joguificação e Geocaching, uma atividade ao ar livre, numa tentativa de perceber que técnicas de joguificação e mecânicas de jogo podem trazer uma resposta positiva dos utilizadores que usem a aplicação. No final, concluímos que não só a aplicação foi bem desenhada, como também as mecânicas de jogo implementadas foram bem recebidas pelos utilizadores, terminando esta dissertaçãao com a crença que fomos capazes de trazer contribuições interessantes para a investigação associada à joguificação.
Joguificação, Atividades ao ar livre, Geocaching, Satisfação do Utilizador, Motivação

novembro 25, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar