Dissertação

MyOcean - Improving an exhibition visit with wearable technology EVALUATED

Esta é a era da tecnologia. Todos os dias damos um pulo e descobrimos novas formas de melhorar o nosso estilo de vida. Esta evolução influencia todos os aspectos da sociedade como, por exemplo, o nosso trabalho, os nossos transportes, a nossa cultura e até mesmo a nós próprios. Hoje em dia, tudo tem uma app. Os museus e as galerias de arte não são exceção. Aliás, tem havido um crescimento de aplicações de museus, suportadas por diferentes tipos de hardware. Nós demos esse passo e fizemos a experiência de utilizar uma tecnologia wearable, tendo o Oceanário de Lisboa como o nosso caso de estudo. O público alvo desta experiência foram os utilizadores com idades compreendidas entres os 10 e 15 anos, dado que são uma fatia grande do público geral deste museu. Com ajuda de jogos e de uma aplicação fluída, testamos a reação dos mesmos. Apesar de não ter sido testada no Oceanário, obtivemos alguns resultados positivos em relação à utilização da aplicação, especialmente porque o mesmo ainda não possui nenhuma. Por outro lado, também obtivemos alguns resultados negativos perante a escolha do hardware, relacionados com o excesso de peso ou até mesmo a desfocagem do ecrã. A conclusão principal é que este hardware, com os desenvolvimentos atuais da tecnologia, não é a solução ideal para este tipo de projetos.
óculos, museu, rota, turismo, oceano, visita

maio 24, 2016, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alberto Manuel Ramos da Cunha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar