Dissertação

First-Person Shooter for Tablets - FpsTab EVALUATED

Atualmente, os dispositivos móveis desempenham um papel importante no nosso dia a dia. O seu elevado potencial torna-os não só em boas ferramentas de trabalho mas também em consolas de jogos. Neste âmbito, os jogos multijogador em redes ad-hoc sem fios (onde não existe uma infra-estrutura bem definida nem topologia fixa) colocam vários desafios. Neste trabalho endereçamos os seguintes objetivos: i) minimizar a quantidade de informação trocada entre os jogadores, poupando a largura da banda, ii) aumentar a escalabilidade do jogo e iii) minimizar o consumo de energia e utilização de recursos do dispositivo. Obviamente, a solução desenvolvida não deve prejudicar a jogabilidade. Assim, foi desenhado e desenvolvido um sistema de middleware, chamado FpsTab, que oferece um conjunto de funcionalidades para os jogos antes mencionados (multijogador em redes ad-hoc) do tipo First-Person Shooter. O FpsTab oferece uma solução inovadora que permite: i) minimizar os recursos usados pelos dispositivos móveis (i.e. informação enviada/recebida na rede) contribuindo assim para o aumento de escalabilidade do sistema, e ii) garante a consistência dos dados do jogo em cada dispositivo. O FpsTab foi testado através do porte do jogo Quake 3 Arena. Os resultados obtidos no âmbito do consumo de energia e utilização de recursos do dispositivo, poupando a largura da banda sem prejudicar a jogabilidade, são promissores.
Dispositivos móveis, Gestão de recursos, Gestão de Interesse, Consistência, Rede ad-hoc, Jogo multijogador

novembro 4, 2013, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Luís Manuel Antunes Veiga

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Paulo Jorge Pires Ferreira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado