Dissertação

Decentralized and Emergent NPC Coordination using Behavior Trees EVALUATED

A inteligência em videojogos está a ser mais usada nos dias de hoje do que foi no passado e é notório o investimento que os produtores têm feito nesse sentido. Uma área que necessita de ter melhor IA é sem dúvida a coordenação entre cada personagem, isto porque faz com que os jogadores se identifiquem mais com as personagens-não-jogador (NPC) do videojogo. Com isto em mente, quisemos experimentar em ambiente real de um videojogo, uma abordagem diferente para coordenar os NPCs. Portanto, o objectivo deste projecto é usar Árvores comportamentais, uma estrutura que foi introduzida recentemente na indústria dos videojogos, para permitir a coordenação de forma descentralizada. Com esta abordagem nós estamos a dar mais foco aos comportamentos de cada personagem e mais importância a cada personagem individualmente que por sua vez criam personagens mais interessantes para o jogador. O jogo StarCraft foi usado para mostrar e avaliar a nossa implementação.
Árvore de Comportamentos, Coordenação Emergente, PNC, IA, StarCraft

maio 31, 2012, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Marco Paulo de Sousa Correia Vala

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Assistente

ORIENTADOR

Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado