Dissertação

TouchBoard: Trabalho colaborativo sobre superfícies Multi-toque EVALUATED

Hoje em dia é cada vez mais comum utilizar-se conteúdo digital em reuniões presenciais apesar de normalmente se verificar a existência de pouco suporte informático associado a essas reuniões, havendo sempre a necessidade de conectar portáteis a projectores e de utilizar as aplicações por turnos. Neste projecto pretende-se explorar a utilidade da tecnologia multi-toque em sessões de Brainstorming, incorporando-a num ecrã de largas dimensões: o TouchBoard. Esta ferramenta foi desenvolvida ao longo de três fases distintas, resultando cada uma num protótipo funcional que foi sujeito a testes com utilizadores. O sistema final obtido incorpora uma aplicação de anotações, sendo possível escrever, desenhar e ligar conceitos, e uma aplicação de sincronização com dispositivos Bluetooth, que permite importar imagens que os utilizadores trazem com eles. Através de testes com pares de utilizadores, o TouchBoard foi comparado em termos de eficiência no suporte a Brainstormings com um quadro branco típico e uma aplicação de anotações para o PC, o CmapTools. Apesar de os resultados obtidos não corresponderem totalmente às expectativas iniciais, visto que provam que o Quadro Branco é ligeiramente mais eficiente que o TouchBoard, conclui-se, contudo, que existem enumeras vantagens em usar o TouchBoard para suportar sessões de Brainstorming face às outras ferramentas, necessitando no entanto de algumas melhorias, nomeadamente a nível da flexibilidade na estruturação de conceitos. Esta dissertação engloba tanto uma revisão do estado da arte do suporte informático ao trabalho colaborativo presencial, como também reúne a definição, o desenvolvimento e a avaliação de uma ferramenta enquadrada nessa área.
Colaboração, Trabalho de grupo presencial, Multi-toque, Computação ubíqua, Brainstorm.

Junho 8, 2011, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Joaquim Armando Pires Jorge

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedratico