Dissertação

inFlow: Adapting Gameplay to Player's Personality Adapting Gameplay to Player's Personality EVALUATED

Neste documento, apresentamos um jogo que adapta seu conteúdo mediante o jogador. Tal jogo precisa de inferir o tipo do jogador através do seu comportamento e, em seguida, seleccionar como o conteúdo é gerido e apresentado ao jogador. Neste trabalho vamo-nos concentrar no segundo aspecto, e assumimos que o jogo já sabe o tipo de jogador. Também propomos como essas informações podem ser utilizadas para melhorar a experiência do jogador. Após revisão da literatura sobre o assunto, decidimos utilizar o modelo Demographic Game Design (DGD) como base do nosso trabalho. Portanto, antes de jogar o nosso jogo, o jogador tem que preencher um questionário Myers-Briggs para avaliar o seu tipo de personalidade. A partir deste questionário, o jogo classifica o jogador de acordo com o modelo DGD. O jogo é ajustado de acordo com este tipo de jogador, que irá influenciar a forma como a informação do jogo é apresentada ao jogador em três aspectos principais: apresentação, gestão da dificuldade, profundidade de controlo sobre os aspectos do jogo. Para avaliar a nossa abordagem, pedimos a diferentes tipos de jogadores para jogar o nosso jogo sob diferentes condições, e avaliámos a experiência através de um questionário final baseado no GameFlow. A avaliação sugere que o divertimento do jogador é maior quando o jogo usa a nossa solução para se adaptar ao jogador.
Flow, Divertimento, Jogo Adaptativo

Novembro 2, 2010, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar