Dissertação

RFID Intelligence EVALUATED

A constante busca por parte das organizações de uma maior visibilidade da circulação de produtos pelas suas cadeias de valor tem tornado a tecnologia de Radio Frequency Identification cada vez mais acessível (1), levando a implementações ao nível do próprio item. No entanto estas implementações enfrentam o desafio de transformar estes dados em informação relevante para o negócio, o que não se revela trivial (2) devido ao grande volume de dados simples, inexactos e com características temporais e espaciais. Esta explosão de dados, juntamente com a componente espacial e temporal dos mesmos, cria dificuldades aos actuais sistemas de suporte à decisão baseados no modelo multidimensional de dados cubo (3), nomeadamente na busca de informação interessante sobre movimentação de objectos. É precisamente neste ponto que esta dissertação pretende dar o seu contributo, verificando as dificuldades que o modelo de dados tradicionalmente usado num sistema de suporte à decisão (3) tem em lidar eficientemente com estes dados e estudando um novo modelo (4) de organização, tratamento e análise, verificando-se as suas vantagens e desvantagens em relação ao modelo tradicional num contexto de um projecto (5) de monitorização e localização de bagagens em aeroportos.
Radio Frequency Identification, grandes volumes de dados, Informação de suporte à decisão, modelo de dados Cubo para organizar e analisar dados RFID, novo modelo de organização e análise de dados RFID, monitorização e localização de bagagens em aeroportos.

Junho 18, 2010, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Pedro Manuel Moreira Vaz Antunes de Sousa

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Mário Serafim dos Santos Nunes

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado