Dissertação

Interactive Storytelling in Guided Tours EVALUATED

A evolução das estratégias de comunicação na sociedade actual permitiu à cultura e ao entretenimento atingir novas e diferentes formas de difusão como os media digitais. Museus e outras instituições patrimoniais começam a adoptar novos estilos de narração, a fim de proporcionar experiências diferentes e interessantes. Um exemplo é a utilização de Narrativa Interactiva como um meio de comunicação para guiar e informar os visitantes acerca do patrimonio apresentado e simultâneamente aumentando a diversão e a curiosidade acerca das colecções de objectos, transformando os museus em espaços de entretenimento. Tais mudanças alteram a identidade dos mesmos na sociedade, convertendo-os em instituições de cultura e difusão educacional, competindo com outros locais de entretenimento, como por exemplo cinemas e teatros. Nesta tese, propomos o ISGT, um "engine" de Storytelling que utiliza uma personagem sintética em realidade aumentada para guiar os visitantes em exposições interactivas. Utilizando o Showroom e a tecnologia da YDreams para a implementação de um caso de estudo, foi simulada uma exposição em que o guia virtual sugere aos utilizadores que objectos visitar, fazendo também uma descrição dos mesmos. Embora os resultados sugiram que houve um aumento da curiosidade dos visitantes e da duração dos períodos de interacção com os objectos, acreditamos que a finalidade do sistema é fornecer uma base personalizável para desenhar caso a caso, visitas guiadas, com um esforço mínimo de desenvolvimento.
Visitas Guiadas, Narrativa Interactiva, Design de Museus e Exposições, Visitas Guiadas Virtuais, Narrativa Emergente

Junho 14, 2010, 13:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Gonçalo Lopes

YDreams

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar