Dissertação

Sistema de Monitorização por RFID e Comunicações Móveis EVALUATED

Os métodos de monitorização e fiscalização de trânsito actuais são pouco frequentes, pois carecem muito de recursos humanos. Além disso, a selecção dos veículos é aleatória, resultando numa amostra pouco representativa da totalidade de veículos. Este facto leva a que milhares de veículos e condutores apresentem irregularidades e circulem sem cumprir os requisitos mínimos de segurança. Esta dissertação de mestrado propõe-se resolver este problema através de uma identificação digital de veículos, com recurso ao RFID, que irá criar um novo paradigma na fiscalização. A identificação digital potencia ainda uma série de outras aplicações como controlo de acessos, ou gestão de tráfego. Além disso, permite automatizar e acelerar grande parte das operações reduzindo a carência de recursos humanos e garantindo resultados consideravelmente mais satisfatórios. A solução consiste em criar um sistema distribuído, capaz de identificar univocamente os veículos, e num sistema central com capacidade para aceder e processar a informação referente ao veículo. O sistema distribuído é constituído por terminais móveis e portais de leitura. Ao longo deste relatório descreve-se o levantamento do estado da arte efectuado que permitiu a melhor escolha da tecnologia e a concepção da arquitectura. Descrevem-se ainda as várias fases que constituíram a implementação do sistema, com especial ênfase nas opções tomadas. Por fim é realizada uma avaliação qualitativa e quantitativa do sistema e são expostas as conclusões e possibilidades de trabalho futuro.
Identificação por radiofrequência (RFID), mobilidade, comunicações móveis, identificação digital, monitorização de tráfego, ultra-high frequency (UHF)

novembro 4, 2008, 17:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Jorge Pires Ferreira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado