Dissertação

Expectancy and Emotions in Synthetic Characters EVALUATED

Interacções credíveis entre personagens sintéticas são um importante factor para o sucesso de um jogo que se baseia na criação de ligações emocionais entre o jogador e personagens do jogo. Tão importante como as personagens serem credíveis por si só, é que as interacções com e entre estas sejam também credíveis. Apesar da investigação sobre personagens sintéticas ter resultado na criação de modelos que melhoram a credibilidade das personagens, as interacções não são normalmente o foco desses trabalhos, sendo uma das razões pelo que os modelos mais actuais do mundo académico ainda não sejam usados em produtos comerciais. Nesta tese, ligámos computação afectiva aos princípios de animação tradicional e criámos um modelo para interacção de personagens baseado em antecipação e emoções, o que permite de uma forma precisa a comunicação afectiva de comportamentos baseados em intenções. Apresentamos também um estudo com 52 participantes, que suporta que a nossa proposta aumenta a credibilidade de um cenário, quando comparado com as propostas mais tradicionais.
Credibilidade, Videojogos, emoções, anticipação, interacção de agentes

novembro 11, 2016, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar