Dissertação

Com@Viver: Using affective AI agents to encourage prosocial activity EVALUATED

Este estudo procura recolher informação sobre como podem agentes de Inteligência Artificial (IA) influenciar o comportamento de utilizadores, ao encorajar empatia e atividade pró-social, e recolher dados relacionados com as escolhas e atitudes dos jogadores ao lidarem com cenários de ciberbullying. Ao explorar as capacidades da computação afetiva e pró-social, mudámos a maneira como a narrativa do Com@Viver é gerida ao longo das sessões de jogo, e adaptámo-la de acordo com as ações dos utilizadores. Com@Viver é um jogo sério educacional sobre ciberbullying, desenvolvido com o objetivo de analisar e melhorar o comportamento de observador. O jogo, acompanhado de IA, procura criar cenários de ciberbullying credíveis, onde os utilizadores jogam como observadores. Os observadores desempenham um papel importantíssimo em incidentes de ciberbullying, impactando fortemente o desenrolar destes eventos dependendo de como reagem aos mesmos, e a IA tem-se comprovado como sendo uma grande ajuda ao lidar com o trauma psicológico e comportamentos prejudiciais. om@Viver tem como público alvo adolescentes, visto que estes são tipicamente as principais vítimas e testemunhas de incidentes de ciberbullying. Por último, analisámos os resultados com os dados recolhidos das sessões de jogo para tirar conclusões sobre o impacto que o nosso jogo teve na experiência. O jogo demonstrou resultados positivos em mudar o comportamento dos jogadores e aumentar a sua noção de autoeficácia através do uso de agentes com IA.
Jogo sério, inteligência artificial, computação afetiva, cyberbullying, agentes, estudo escolar

outubro 8, 2020, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira

INESC-ID

Investigador Júnior