Disciplina Curricular
Gestão Estratégica e Comercial GECom
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2006
Contextos
Grupo: MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os principais objectivos da disciplina são desenvolver nos alunos a capacidade: • de pensar estrategicamente sobre o posicionamento competitivo das organizações • de avaliar como podem ser conseguidas vantagens competitivas sustentáveis • de verificar como a estratégia escolhida pode ser implementada e executada com sucesso, enquadrada pelos princípios da ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Paralelamente introduzem-se os alunos ao ambiente dinâmico, interdisciplinar e sistémico das organizações utilizando a análise em grupo de diversos casos de estudo. Têm assim a oportunidade de aplicar os conceitos e metodologias de análise - incluindo rácios financeiros - e de decisão estratégica. Pretende-se assim consolidar nos alunos as competências na tomada de decisão, de análise, de escrita de relatórios, de fazer apresentações orais e de estabelecer relações interpessoais numa dinâmica de grupo.
Programa
Gestão Estratégica 1.Visão, missão, estratégia, a gestão estratégica como um processo; 2.Análise do Ambiente Externo das Organizações; 3.Análise do Ambiente Interno das Organizações e da sua posição competitiva; 4.As Cinco Estratégias Genéricas; 5.Estratégias de Internacionalização e Diversificação; 6.Implementação da estratégia – Liderança, Cultura Organizacional, Estruturas Organizacionais; 7.Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental. Marketing Estratégico 1.Comportamento de compra do cliente; 2. Segmentação do mercado e posicionamento de produtos; 3.Marketing-mix: decisões relativas ao produto, preço, distribuição, e promoção.
Metodologia de avaliação
Mini Projecto (35%) + 2 Casos Escritos em grupo (2* 15%) + Teste Individual (30%) com consulta + 5% Assiduidade ( Apresentação Mini Projectos e Seminários