Disciplina Curricular

Computação Gráfica CGra

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2006

Contextos

Grupo: MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Fundamentos de Engenharia Informática

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos básicos sobre computação gráfica interactiva. São leccionados os fundamentos da representação e criação de imagens sintéticas a partir de cenas tri-dimensionais. Neste âmbito os alunos verão dominar as transformações geométricas elementares e compreender o funcionamento do pipeline de visualização 3D e dos seus andares principais. No final, os alunos estarão preparados para desenhar e desenvolver aplicações gráficas interactivas.

Programa

Fundamentos: Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao OpenGL Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de Cena; Manipulação de matrizes em OpenGL (ordem, modos, pilha, etc...); Programação baseada em eventos; Animação Interactiva. Pipeline de Visualização 3D: Visualização clássica e por computador; Visualização 3D; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projecção em OpenGL; Iluminação (modelo de Phong e Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) Operações sobre fragmentos – buffers e mapeamento de texturas Novas arquitecturas Hardware/Software em Computação Gráfica

Metodologia de avaliação

Teórica (50%). Nota mínima: 9.5 (2 testes) Projecto (50%). Nota mínima: 9.5

Disciplinas Execução

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre