Disciplina Curricular

Animação e Visualização Tridimensional AVT

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2006

Contextos

Grupo: MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia

Período:

Grupo: MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Principais > Sistemas Multimédia

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Estudar o estado de arte das técnicas de concepção e desenvolvimento de aplicações de desenho 3D de cenas complexas com preocupações ao nível do tempo-real, da interactividade e do realismo através da utilização do pipeline programável OpenGL. Aprender os avanços mais recentes na tecnologia de GPU e suas aplicações à simulação e jogos de computador. Após a frequência desta disciplina, os alunos devem saber descrever e justificar métodos, procedimentos e técnicas elementares utilizados em sistemas de Ambientes Virtuais Interactivos Tempo Real, identificando os termos, conceitos e princípios básicos subjacentes.

Programa

Síntese de Imagem por Computador, Pipeline de Visualização OpenGL, Shaders, programação GLSL, Transformacões Geométicas Avançadas, Modelo de Câmara, Realismo, Aparência Visual, Texturas, Tésnicas de Aceleração, Detecção de colisão, Efeitos especiais.

Metodologia de avaliação

Componente Teórica - 40% Nota mínima da componente teórica: 9,5 valores Componente Prática - 60%, Nota mínima do laboratório: 9,5 valores

Disciplinas Execução

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre