Disciplina Curricular

Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente AASMA

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2021

Contextos

Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Jogos

Período:

Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Inteligência Artificial

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• conhecer os principais conceitos, perspectivas e aplicações de agentes autónomos e sistemas multi-agente • adquirir uma visão estruturada das propriedades e príncipios arquiteturais dos sistemas baseados em agentes • avaliar criticamente a adequação da resolução de problemas específicos com recurso a agentes • mapear problemas do mundo real como sistemas baseados em agentes • saber especificar agentes reativos, deliberativos, afetivos e híbridos • saber especificar agentes adaptativos: capazes de aprender com a experiência • saber especificar sociedades de agentes • entender o papel da comunicação, negociação e coalizão de agentes em problemas do mundo real • estabelecer os prós e contras de sistemas baseados em agentes em diferentes aplicações • desenvolver sistemas complexos usando metodologias orientadas a agentes

Programa

1. Introdução - Agentes autónomos e IA - Arquiteturas - Programação orientada a agentes 2. Agentes dedutivos 3. Agentes reativos 4. Agentes deliberativos - modelo BDI - raciocínio processual 5. Agentes emocionais - Teorias de avaliação - Percepção, decisão e expressão emocional 6. Agentes adaptativos - Agentes com aprendizagem por reforço - Agentes com prospecção incremental de dados 7. Agentes híbridos - Arquiteturas híbridas horizontais e verticais 8. Agentes sociais - Coordenação, estigmeria, auto-organização, emergência 9. Teoria dos jogos - Equilíbrio de Nash e pareto ótimo - Jogos com repetições 10. Agentes negociadores - Negociação - Concessão monotônica 11. Agentes leiloeiros - Bem-estar social - Manipulação estratégica 12. Agentes argumentativos - Jogos de coalizão - Sistemas de argumentação dedutivos 13. Sociedades adaptáveis 14. Agentes em livre interação - Atos espontâneos de fala - Semântica da comunicação 15. Agentes humano-interativos 16. Ética e impacto 17. Avanços     

Metodologia de avaliação

Avaliação baseada em 3 components: • P: projecto • T: mini-teste • E: exercício/essay A nota final é dada por: N = 50%P + 30%T + 20%E sujeita a P>=9.0 (nota mínima no projeto)

Disciplinas Execução