Dissertação
VITHEA-Kids 3.0 EVALUATED
As perturbações da aprendizagem pode provocar nas crianças uma maior dificuldade na compreensão ou até na expressão dos seus pensamentos e sentimentos. Estas dificuldades são notórias tanto na expressão oral como escrita. A dislexia e a perturbação especifica da linguagem (PEL) são exemplos de perturbações na aprendizagem. Enquanto a dislexia é caracterizada por dificuldades no reconhecimento, ortografia, escrita e decodificação de palavras com base genética, o PEL é caracterizado por dificuldades em diversos aspetos da linguagem, como recuperação lexical, fonologia, entre outros. Alguns esforços têm sido feitos para desenvolver aplicações com integração de exercícios adaptados às necessidades dos utilizadores, como é o caso do VITHEA-kids 2.0, aplicação em português europeu cuja finalidade é ajudar crianças com perturbação do espectro do autismo bem comos os seus cuidadores. Por se tratar de uma plataforma promissora, nesta tese pretende-se estender o VITHEA-kids 2.0 com novos exercícios para chegar a crianças com outras dificuldades de aprendizagem, nomeadamente dislexia ou PEL. Em relação à dislexia, foi feita uma pesquisa de exercícios para lidar com problemas de leitura e ortografia. Em relação ao SLI, os exercícios para lidar com a compreensão de orações relativas foram fornecidos por um especialista em aquisição de sintaxe. No entanto, a implementação de novos exercícios nesta plataforma era complexo, uma vez que o código não era extensível. Assim, nesta tese criamos o VITHEA-kids 3.0 para suportar novos tipos de exercícios para crianças com dislexia ou SLI, e também tornamos a adição de outros tipos de exercícios mais fácil de implementar.
setembro 29, 2020, 13:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado
ORIENTADOR
José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar