Dissertação

Optimizing bus networks from multimodal travel flows EVALUATED

Mobilidade é um dos fatores determinantes na sociedade moderna. A pandemia COVID-19 realçou a necessidade de adaptar a oferta nos transportes públicos à constante oscilação na procura. Neste trabalho, propomos uma solução para melhorar a rede de autocarros na cidade de Lisboa, Portugal. O sistema utiliza dados de viagens recolhidas através da validação de cartões à entrada dos autocarros da CARRIS e nas estações de METRO para inferir a procura origem-destino na cidade e posteriormente, desenhar uma rede de autocarros que melhor se ajuste ao cenário de procura. A configuração da rede e as frequências são otimizadas separadamente. Para o efeito, algoritmos genéticos são usados para otimização multiobjetivo e otimização uniobjetivo. A formulação do problema uniobjetivo é baseada num processo de avaliação manual das redes pareto-ótimas que resultam do processo de otimização multiobjetivo. Regressão linear é usada para inferir pesos para uma soma ponderada dos diferentes objetivos. Os resultados dos processos uniobjetivo melhoraram em relação aos resultados multiobjetivo, com reduções na função objetivo de até 28.3%. O sistema reduz o número de rotas na rede de 309 para 200, o que corresponde a uma redução de 59.8% na distância diária percorrida pelos autocarros depois de otimizadas as frequências. Todos os objetivos relativos à qualidade dos serviço, incluindo tempos de viagem e transferências por viagem, são melhorados com a exceção da procura não satisfeita que aumenta ligeiramente de 0.7% a 1.3%.
Rede de Transportes Públicos, Otimização, Planemento de Rotas, Multimodalidade; Mobilidade Sustentável

novembro 24, 2021, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Miguel Carrasqueiro Henriques

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Anna Carolina Nametala Finamore do Couto

INESC-ID

Investigadora