Disciplina Curricular
Conceção Centrada no Utilizador CCU
Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - MEGIE 2019
Contextos
Grupo: MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções
Período:
Grupo: MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Objectivos
Esta unidade curricular introduz as principais práticas e métodos da investigação e avaliação centrada nos utilizadores. Através de um projecto prático em grupo, com enunciado em aberto, os alunos são expostos a problemas de complexidade crescente em que podem exercitar os métodos e técnicas descritos. Os objectivos de aprendizagem são: i) recolher e analisar informação sobre os diferentes participantes num sistema; ii) escolher as técnicas de investigação para conceber e projectar sistemas e serviços interactivos; iii) sintetizar de forma rastreável os resultados da investigação em conceitos e ideias inovadoras; iv) trabalhar em equipa gerindo várias perspectivas e talentos; v) comunicar e negociar com os diferentes participantes o design e as alternativas para as diferentes soluções
Programa
Introdução: perpectiva história da importância da concepção centrada no utilizador. Métodos e técnicas de análise dos utilizadores: métodos etnográticos, inquérito e design contextual, diagramas de afinidade e modelos. Métodos e técnicas de sintese de resultados por arquétipos e estereótipos: personas e cenários vs. atores/papeis e casos de uso. Métodos e técnicas de desenvolvimento e avaliação de protótipos: storyboarding e protótipos de baixa, média e alta fidelidade. Técnicas e ferramentas de avaliação de campo: avaliação heurística, think aloud, ferramentas e plataformas.
Metodologia de avaliação
Projeto (60%, nota mínima de 9.5 valores) Labs (40%, nota mínima de 9.5) A unidade curricular será lecionada em modo studio. Exposição teórica será curta e dada quando necessária. Durante as aulas, os alunos realizarão tarefas de investigação, construção, reflexão e crítica. Os alunos irão trabalhar em projetos de grupo durante o semestre. Será dada ênfase na qualidade das ideias dos alunos e a sua capacidade de tornar conceitos de design em protótipos reais.
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico e inovador, competências intrapessoais, competências interpessoais, literacia da informação e dos media, cidadania global.
Componente Laboratorial
A unidade curricular será lecionada em modo studio ao invés da abordagem tradicional de aulas teóricas. O objectivo da aprendizagem em modo de studio é emular a experiência profissional. Para aqueles novos ao modelo de studio, segue-se uma lista de características fundamentais: - Existem poucas aulas teóricas; - Exposição teórica é curta e dada apenas quando necessárias para suportar o trabalho dos alunos; - Alunos trabalham em grupos; - Actividades dão ênfase à aprendizagem colaborativa; - Docentes são "usados" como recursos para a aprendizagem; - A responsabilidade de aprender é colocada nos alunos; - Os alunos aprendem novas capacidades, fazendo, ao invés de ler sobre a temática; - Studios funcionam em blocos de 2-3 horas; - Docente têm o papel não-autoritário de guiar e orientar.
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.