Breve Introdução

Coerência científica do MEGIE 

Todos os estudantes que tenham terminado o 1.º ciclo no IST em 2018/2019 podem candidatar-se ao MEGIE não sujeitos a numeri clausiTambém se podem candidatar estudantes em vias de concluir o 1.º ciclo no IST. Mais informações contacte megie@megie.tecnico.ulisboa.pt.


***


Este mestrado visa formar profissionais qualificados e dotá-los de ferramentas em gestão de inovação, “design thinking” e desenvolvimento de novos produtos e serviços, empreendedorismo e comercialização de tecnologia, e políticas tecnológicas e sectoriais a múltiplos níveis, contribuindo para a formulação e implementação de estratégias empresariais e políticas públicas inovadoras, bem como para a criação de novas empresas de base tecnológica.

O MEGIE pretende formar recursos humanos que, posicionados na indústria e serviços, instituições públicas, universidades, unidades de I&D, organizações dedicadas à comercialização e transferência de tecnologia, ou em outros domínios do Sistema Científico e Tecnológico, possam contribuir para potenciar o papel desempenhado pela Ciência e Tecnologia na promoção da competitividade empresarial e do emprego, bem como do desenvolvimento económico sustentável e socialmente responsável.

Objectivos

  • Desenvolver competências no âmbito da comercialização e transferência de tecnologia, nomeadamente ao nível da avaliação da tecnologia, análise do mercado e interação com os utilizadores, incluindo aspetos como propriedade intelectual, técnicas de negociação, licenciamento e comercialização de tecnologia, desenvolvimento de business models” inovadores, e marketing digital.
  • Desenvolver competências em desenvolvimento e design de novos produtos e serviços.
  • Desenvolver competências na liderança de processos comercialização de tecnologia e empreendedorismo de base tecnológica.
  • Habilitar os estudantes a integrar conhecimentos multidisciplinares sobre o papel desempenhado pela ciência, tecnologia e inovação na sociedade e no desenvolvimento económico.
  • Desenvolver competências em gestão e políticas sectoriais (energia, saúde, ambiente, transportes, manufatura inteligente, e tecnologias da informação e da comunicação).


Destinatários

Podem candidatar-se recém-graduados de 1º ciclo ou de 2º ciclo, como a profissionais com experiência empresarial e no sector público, com formação em qualquer ramo das ciências, engenharias, tecnologias e medicina.

Saídas Profissionais

Os potenciais empregadores encontram-se em sectores como a saúde, TIC, transportes, energia, ambiente, e ainda em empresas de consultoria ou em empresas financeiras (bancos, capital de risco, e sociedades de investimento). Estes profissionais poderão também ocupar posições de relevo ao nível do sector público, incluindo agências reguladoras, entidades associadas à promoção do desenvolvimento empresarial, da internacionalização, e do desenvolvimento científico e tecnológico. Poderão ainda assumir posições de relevo na transferência de tecnologia em universidades e unidades de investigação, e em todas as atividades que envolvam a avaliação, desenvolvimento e promoção de projetos de comercialização de produtos e serviços inovadores, bem como ao nível da análise e formulação de políticas sectoriais e de ciência, tecnologia e inovação.

Regime de Funcionamento

A estrutura curricular do MEGIE corresponde a um mínimo de 120 ECTS divididas por quatro semestres, sendo o último dedicado à elaboração da dissertação. Mais especificamente, serão lecionadas dez unidades curriculares obrigatórias (incluindo uma unidade de projeto), contemplando o plano de estudos um mínimo de quatro unidades curriculares de opção.

As aulas são lecionadas em inglês quando presentes alunos estrangeiros.

    Plano de Estudos:

    1.º ano – 1.º semestre

    • 4 unidades curriculares fundamentais comuns
    • 1 unidade curricular opcional

    1.º ano – 2.º semestre

    • 3 unidades curriculares fundamentais comuns
    • 2 unidades curriculares opcionais

    2.º ano – 1.º semestre

    • Projecto em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo
    • 2 unidades curriculares fundamentais comuns
    • 1 unidade curricular opcional

    2.º ano – 2.º semestre

    • Dissertação em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo

    Ver lista de unidades curriculares em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/megie/curriculo.


    Coordenadores

    2019/2020
    Joana Serra da Luz Mendonça
    joana.mendonca@tecnico.ulisboa.pt
    Miguel Torres Preto
    miguel.preto@tecnico.ulisboa.pt

    A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.