Dissertação

Entrada no Mercado da Comparação de Seguros. Caso do ComparaJá.pt EVALUATED

A existência de dispersão de preços no mercado dos seguros é um facto conhecido e muito estudado por vários autores. Esta dispersão deve-se, em grande parte, ao tempo e esforço exigidos aos consumidores para comparar as muitas ofertas existentes no mercado, fazendo com que este acabe por optar por uma proposta mais cara ou menos adequada às suas necessidades por falta de acesso a informação. A entrada do ComparaJá.pt – comparador de produtos financeiros e telecomunicações – no mercado da comparação de Seguros em Portugal vem reduzir os custos de mudança do consumidor ao permitir que numa só página online estejam presentes as informações mais relevantes de todos os produtos. Esta dissertação tem como objetivo a construção de um Modelo de Negócios para a entrada do ComparaJá no mercado da comparação de Seguros em Portugal. Ao longo da Dissertação foi desenvolvido um estudo sobre o Modelo de Negócios atual do ComparaJá.pt e uma análise ao estado do mercado dos seguros. A revisão da literatura teve como objetivo cimentar o conhecimento sobre Modelos de Negócios, plataformas digitais e custos de mudança. Construído o modelo, foi analisada a rentabilidade operacional de cada ramo de forma a estudar a viabilidade financeira do negócio. Concluiu-se com esta análise que o negócio da comparação de Seguros tem um elevado potencial financeiro e que, aproveitando a ausência de um comparador com relevância no mercado português, o ComparaJá deve investir e avançar com este projeto.
ComparaJá.pt, Seguros, Modelo de Negócios, Two-sided Market, Sites de Comparação de Preços, Custos de Mudança

janeiro 25, 2021, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar