Dissertação
Acceptance and Support of Product Service Systems. New Shared Individual Transportation EVALUATED
Os serviços têm tido um impacto crescente na economia de diferentes países e estão cada vez mais presentes no sector dos transportes, como resposta aos problemas de sustentabilidade que este enfrenta actualmente. Os sistemas de micromobilidade partilhada surgiram em grande número em várias cidades do mundo, inclusive em Portugal e, como todos os serviços, o seu sucesso depende de diferentes factores valorizados pelos consumidores. Portanto, o objetivo desta dissertação foi entender os fatores que influenciam o uso da micromobilidade partilhada - compreendendo bicicletas convencionais, bicicletas elétricas e trotinetes elétricas – uma vez que estes têm o potencial de tornar as cidades mais sustentáveis. Para entender a intenção de uso da micromobilidade partilhada, foi desenvolvida uma extensão do Modelo de Aceitação de Tecnologia e, posteriormente, empiricamente testada com dados primários recolhidos por meio de um questionário destinado a indivíduos residentes em Portugal na faixa etária de 18 a 35 anos. Esses dados foram analisados utilizando PLS-SEM. Concluiu-se que a intenção de uso da micromobilidade partilhada é influenciada positivamente pela fiabilidade apercebida e por motivações hedónicas, através da facilidade de uso e utilidade apercebidas, e que o valor do preço tem um efeito direto positivo na intenção de uso. Além disso, a existência de condições de segurança também é importante no uso destes sistemas. O modelo proposto foi capaz de explicar 51,5% da variância da intenção de uso. Melhorias nos serviços e nas condições para usá-los podem ser feitas pelos prestadores de serviços e pelas cidades com base nas conclusões deste estudo.
dezembro 4, 2019, 12:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
António Miguel Areias Dias Amaral
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar