Dissertação

Novas Tendências no Comércio Urbano - O caso do Mercado de Campo de Ourique EVALUATED

Nas últimas décadas, os centros urbanos verificaram o aparecimento de novos formatos comerciais emergentes. Tem a presente dissertação o objetivo de abordar os impactos de um formato comercial em particular que surgiu reinventado e que tem sido uma peça importante na evolução experimentada pelo sector comercial nos últimos anos – os mercados municipais. A requalificação e revitalização dos mercados municipais tem sido uma das estratégias usadas para dar coesão e revitalizar os bairros e as cidades, e introduz uma nova dinâmica dentro do próprio mercado e na relação do mesmo com a cidade. A partir do caso de estudo do mercado de Campo de Ourique e através de uma da análise exaustiva da informação recolhida juntos dos diferentes stakeholders, são estudados os impactos da revitalização deste mercado municipal ao nível do comércio circundante e da dinâmica do bairro onde o mesmo se encontra. É feita uma análise aos princípios que levaram à sua reestruturação e à aplicabilidade do modelo noutros mercados. Por fim, são identificadas algumas lacunas e oportunidades na implementação do modelo em estudo e são elaboradas propostas e sugestões baseadas na análise que foi feita ao longo desta dissertação.
Mercado Municipal, Mercado de Campo de Ourique, Comércio alimentar, Requalificação

junho 13, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Agostinho De Oliveira Soares

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado