Dissertação

Frugal Innovation: Analysis of the Market EVALUATED

A inovação frugal surge como uma estratégia de negócio lucrativa que satisfaz a procura de bens essenciais, beneficía as comunidades locais e preserva os ecossistemas. O crescimento do interesse académico na exploração da inovação frugal tornou-se óbvio ao longo da década passada. No entanto, as provas empíricas não são suficientes para conseguir reduzir o espaço entre a teoria e a prática. Na verdade, as empresas não possuem os critérios necessários para explorar uma estratégia no âmbito da inovação frugal já caracterizada por diversos académicos. Assim, existe uma necessidade de desenvolver um framework integrado que caracterize diferentes zonas geográficas de maneira a ajudar as empresas interessadas a encontrar o melhor ajustamento entre a concepção do produto frugal e as características da procura da inovação frugal. A metodologia aplicada nesta dissertação é iniciada com uma revisão da literatura focada nas caracteristícas da inovação frugal. Depois, uma avaliação do conteúdo existente no âmbito de análises de mercado é feita, onde as caracterizações dos ambientes macroeconómico, socio-demográfico e externo surgem como tópicos de discussão. De seguida, é feita a identificação dos aspetos críticos da procura frugal regional que deverão ser tomados em conta no desenvolvimento estratégico da empresa. Finalmente, uma revisão dos atuais desafios e oportunidades de cada região permite validar a framework apresentada. Esta dissertação tem dois objectivos principais: (1) clarificar as características da inovação frugal e (2) desenvolver um framework integrado que permita servir de base para a fomulação de uma estratégia de mercado frugal bem sucedida.
Inovação Frugal, Sustentabilidade, Análise de Mercado, Perfil Regional

Novembro 21, 2017, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar