Dissertação

Integração da Gestão da Procura no Processo de Planeamento da Produção e Gestão de Compras: Indústria de Embalagens Metálicas - O caso da COLEP EVALUATED

A gestão da procura e a consequente ligação com o processo de planeamento de produção e de compras é uma questão central nas empresas. Para que a informação seja útil é preciso haver orientação para um trabalho colaborativo entre os clientes e os fornecedores. É neste contexto que surge o problema apresentado neste trabalho onde se pretende estudar forma de melhorar o processo de integração das previsões de vendas no planeamento de produção e de compras da Colep, empresa produtora de embalagens metálicas, tendo em vista o auxílio na tomada de decisões. Na presente dissertação é caracterizado o problema da gestão da procura e da utilização das previsões pelos departamentos de planeamento da produção e de compras da Colep. Adicionalmente é feita uma revisão de literatura de modo a enquadrar o caso de estudo num contexto teórico e sustentar as soluções adotadas. Para a resolução do problema é desenvolvido um modelo de melhoria do processo de gestão da procura baseado em previsões a um nível mais detalhado do produto e é descrito o tratamento de dados realizado para a execução e desenvolvimento do modelo. Por fim, são testados modelos de previsão de séries temporais, a fim de perceber os que melhor traduzem a evolução histórica das vendas, e é demonstrada a relação entre as previsões de vendas e os processos de gestão de compras e de planeamento de produção. Desta forma é possível traduzir a informação da procura em necessidades de matéria-prima, e necessidades de afetação aos centros de trabalho.
gestão da procura, sales and operations planning, chaves de desagregação de previsões, planeamento de produção, compras.

Novembro 4, 2014, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar