Dissertação
Ensaio sobre Eficiência dos Aeroportos EVALUATED
A avaliação de desempenho revela-se uma ferramenta extremamente importante, pois não existe forma de um operador melhorar a sua eficiência senão medir e controlar os seus principais indicadores. O método Data Envelopment Analysis (DEA) assume-se como uma dessas ferramentas, a qual permite aferir o nível de eficiência relativa de um conjunto de Unidades de Decisão (UD). Neste trabalho foi utilizada a DEA para um conjunto de 145 aeroportos com o objetivo de perceber quais os modelos de aeroportos mais eficientes, adotando modelos com orientações input e output para o ano de 2010. Como inputs foram selecionados o número de portas de embarque/desembarque, o número de funcionários, o comprimento total das pistas de aterragem/descolagem e os outros custos operacionais, enquanto os outputs escolhidos foram o número de voos e o número de passageiros equivalentes. Os resultados obtidos revelaram que apenas 21 aeroportos foram considerados eficientes de acordo com uma orientação input e 18 baseados numa orientação output. Além disso, concluiu-se que os aeroportos pertencentes à região Ásia/Pacífico foram mais eficientes do que os aeroportos europeus ou norte americanos. Em relação a modelos de gestão, os aeroportos privados operavam de modo mais eficiente do que os aeroportos públicos ou público-privados e os aeroportos geridos de forma isolada eram mais eficientes do que os aeroportos geridos por holdings. Por fim, concluiu-se que aeroportos que eram sujeitos a regulação económica operaram mais eficientemente do que aeroportos sem regulação económica, segundo uma orientação output, enquanto, segundo uma orientação input, apresentaram os mesmos níveis de eficiência.
novembro 14, 2014, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático