Dissertação

Using Kansei Engineering methodology to support the development of a packaging-free area EVALUATED

Perante uma sociedade informada, consciente e cada vez mais exigente e também um mercado saturado de produtos idênticos, as empresas sentem a necessidade de oferecer soluções inovadoras e atrativas, capazes de impactar os consumidores no seu primeiro contacto com o produto. O progresso tecnológico juntamente com um mercado competitivo levaram as empresas a adotar filosofias orientadas para o consumidor. Kansei Engineering surgiu no Japão como uma tentativa de compreender as necessidades afetivas do consumidor e relacioná-las com as propriedades específicas do produto. Uma vez que esta metodologia tem sido pouco explorada nos países ocidentais, este estudo pretende fornecer uma visão geral do que é Kansei e Kansei Engineering e aplicar esta metodologia para o desenvolvimento de uma “área livre de embalagens”, nomeadamente um sistema dispensador de self-service para o Grupo Cerealis, o qual estará disponível nas cadeias de supermercados. Métodos estatísticos como a Regressão Logística Binária e a Análise de Regressão Múltipla foram utilizados para quantificar a relação entre as emoções dos consumidores e as propriedades da “área livre de embalagens” e assim obter diretrizes de design. Outras técnicas tais como a Análise Fatorial, utilizada para a criação de mapas percetuais, e Análise Conjunta foram utilizadas para complementar os resultados obtidos anteriormente, a fim de fornecer recomendações de design mais consistentes. Kansei Engineering tem demonstrado ser uma metodologia eficaz e o resultado deste estudo poderá ser útil para as indústrias interessadas em desenvolver ou melhorar produtos semelhantes.
Kansei Engineering, Design Emocional, Desenvolvimento de Produtos, Métodos Multivariados, Área livre de embalagens

junho 17, 2021, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Ferreira Monteiro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar