Dissertação
Using Kansei Engineering methodology to support the development of a packaging-free area EVALUATED
Perante uma sociedade informada, consciente e cada vez mais exigente e também um mercado saturado de produtos idênticos, as empresas sentem a necessidade de oferecer soluções inovadoras e atrativas, capazes de impactar os consumidores no seu primeiro contacto com o produto. O progresso tecnológico juntamente com um mercado competitivo levaram as empresas a adotar filosofias orientadas para o consumidor. Kansei Engineering surgiu no Japão como uma tentativa de compreender as necessidades afetivas do consumidor e relacioná-las com as propriedades específicas do produto. Uma vez que esta metodologia tem sido pouco explorada nos países ocidentais, este estudo pretende fornecer uma visão geral do que é Kansei e Kansei Engineering e aplicar esta metodologia para o desenvolvimento de uma “área livre de embalagens”, nomeadamente um sistema dispensador de self-service para o Grupo Cerealis, o qual estará disponível nas cadeias de supermercados. Métodos estatísticos como a Regressão Logística Binária e a Análise de Regressão Múltipla foram utilizados para quantificar a relação entre as emoções dos consumidores e as propriedades da “área livre de embalagens” e assim obter diretrizes de design. Outras técnicas tais como a Análise Fatorial, utilizada para a criação de mapas percetuais, e Análise Conjunta foram utilizadas para complementar os resultados obtidos anteriormente, a fim de fornecer recomendações de design mais consistentes. Kansei Engineering tem demonstrado ser uma metodologia eficaz e o resultado deste estudo poderá ser útil para as indústrias interessadas em desenvolver ou melhorar produtos semelhantes.
junho 17, 2021, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Carlos Manuel Ferreira Monteiro
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar