Dissertação

Estratégias de Renovação do Retalho Alimentar Tradicional EVALUATED

O retalho alimentar é um mercado atractivo, com volumes de negócio muito elevados, e potencial de crescimento, mas também muito competitivo. Desde o inicio da modernização da grande distribuição e a popularização dos hipermercado na década dos noventa, o comercio tradicional tem vindo a perder quota de mercado ao ritmo alarmante, Para tentar contrariar esta tendência de mercado, investigou-se acerca da distribuição, do retalho, dos comportamentos do consumidor, e de marketing, para encontrar uma estratégia que permitisse dar alguma esperança ao setor. Com recurso à Blue Ocean Strategy proposta por Kim e Mauborgne (2004), procurou-se uma inovação em valor para o comércio tradicional se conseguir diferenciar da grande distribuição, e tornar a sua concorrência irrelevante. Assim confrontou-se os pareceres dos peritos do mercado com os dos consumidores. Neste sentido foram aplicadas análises quantitativas e qualitativas a amostras da população, para posterior análise dos dados com recurso a métodos estatísticos, e à metodologia Blue Ocean Strategy, permitindo uma melhor compreensão e sucessiva proposta de estratégia de marketing para ser aplicada no comércio tradicional.
Supermercado, retalho alimentar, comércio tradicional, Blue Ocean Strategy, estratégia multicanal, social media.

Novembro 3, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar