Dissertação

Firm Dynamics in the Marketing Industry EVALUATED

O crescente interesse na dinâmica de empresas é evidente pela quantidade de estudos que têm sido realizados neste âmbito. A sobrevivência e o crescimento das empresas são dos componentes mais importantes do crescimento económico e da criação de emprego. O principal objetivo desta dissertação é estudar a sobrevivência de empresas na indústria de marketing em Portugal na última década, usando o Sistema de Contas Integradas das Empresas. Para estudar sobrevi-vência das empresas, foram estimados modelos de duração de proportional hazards, com uma função de baseline hazard modelada em segmentos de hazard constante (piecewise exponential). Analisamos o impacto da idade da empresa, do número de trabalhadores no ano de fundação, do número de trabalhadores atual, das exportações, do investimento em inovação e da concentração de mercado na sobrevivência. Os resultados revelam que empresas mais velhas e com mais trabalhadores têm menor hazard de saída do mercado em comparação com empresas mais novas e pequenas. Encontramos também que a dimensão de startup tem um impacto negativo na hazard de saída. Além disso, empresas exportadoras apresentam menor hazard de saída do que as empresas que apenas operam no mercado doméstico. Porém, não encontramos evidência de uma relação entre investimento em inovação e sobrevivência. Por último, a inclusão de um fator específico da indústria na análise é significante: a concentração de mercado promove a sobrevivência de empresas sugerindo um menor risco de saída.
sobrevivência de empresas, indústria de marketing, idade, dimensão, exportações, inovação

Junho 22, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Fragoso de Castro Silva

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado